UFSC participa do Projeto de Cooperação Tripartite Brasil-Cuba-Haiti

03/12/2014 08:23

Foto(da esquerda para a direita): Profa. Flávia Ramos (Coordenadora do Projeto), Prof. Aguinaldo R. Pinto (Secretário Adjunto de Relações Internacionais), Profa. M. Itayra Padilha ( Chefe do Departamento de Enfermagem/CCS).

O Secretário Adjunto de Relações Internacionais, Prof. Aguinaldo R. Pinto, participou do Seminário Internacional Saúde no Haiti e os Desafios da Cooperação Sul-Sul – Lições aprendidas do Projeto Brasil-Cuba-Haiti, que aconteceu em Brasília nos dias 27 e 28 de novembro. Este evento, que contou com a participação dos Ministros da Saúde do Brasil e de Cuba, do Embaixador da República do Haiti no Brasil, bem como de diversas outras autoridades diplomáticas e de instituições parceiras, aconteceu no contexto do Projeto de Cooperação Tripartite Brasil­Cuba-Haiti. Esta Cooperação Tripartite teve início a partir da assinatura do Memorando de Entendimento, em março de 2010, com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde haitiano, como parte dos esforços de reconstrução após o devastador terremoto de 12 de janeiro desse mesmo ano. Durante o Seminário foram apresentados os principais resultados do Projeto, compartilhadas as experiências aprendidas e discutidas as perspectivas da nova fase dessa cooperação inovadora e a presença do Brasil no Haiti.

Este Projeto, coordenado pelo Ministério da Saúde e no valor de R$ 123,7 milhões, é o maior investimento brasileiro em cooperação internacional até o presente momento. As instituições brasileiras participantes foram UFSC, UFRGS e Fiocruz; os parceiros internacionais foram a OPAS/OMS e o PNDU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Projeto permitiu a construção de 3 hospitais comunitários de referência, reforma/construção de dois laboratórios regionais de saúde pública, construção do Instituto Haitiano de Reabilitação, doação de veículos, equipamento e insumos médicos, bem como a formação de profissionais da área de saúde. A inserção da UFSC neste projeto se deu através da formação de recursos humanos e educação em saúde, que incluiu a elaboração da proposta pedagógica, do currículo, material didático e ministração de cursos que permitiram a formação de 1.226 agentes de saúde comunitária polivalentes, 276 auxiliares de enfermagem polivalentes e 53 inspetores sanitários. A UFSC também foi responsável pela formulação da proposta pedagógica da Escola Nacional de Formação Técnica em Saúde inaugurada em 2012, cujo currículo se tornou referência nacional conforme determinação do Ministério de Saúde Pública e População do Haiti. Na UFSC este projeto foi coordenado pela Profa. Flávia Regina Souza Ramos, que também esteve presente no Seminário, juntamente com a Profa. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha, Chefe do Departamento de Enfermagem/CCS, e demais membros da equipe.

Como parte do evento, foi também inaugurada no Ministério da Saúde a mostra fotográfica “HAITI: a saúde e os desafios da reconstrução”, que apresenta os esforços da Cooperação Tripartite, além de aspectos do cotidiano da capital Porto Príncipe e entorno, nas localidades de Bon Repos, Beudet e Carrefour, onde foram construídos os três hospitais comunitários de referência e o Instituto Haitiano de Reabilitação, obras que integram as ações do governo brasileiro na cooperação. A tônica deste Projeto de solidariedade internacional foi o respeito à diversidade cultural e espera-se que o principal resultado seja a construção de um mundo mais solidário e humano.

Texto: Aguinaldo R. Pinto

Fonte: SINTER http://sinter.ufsc.br/2014/12/01/o-secretario-adjunto-de-relacoes-internacionais-prof-aguinaldo-r-pinto-participa-do-seminario-inernacional-saude-no-haiti-brasilia/