Recortes Históricos da Extensão do Departamento de Enfermagem UFSC

Em 24 de janeiro de 1969, através da Resolução N.º 02/69, assinada pelo Magnífico Reitor João David Ferreira Lima, foi criado o Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC, anexo à Faculdade de Medicina, com ampla autonomia.

A aula inaugural foi proferida no dia 21 de março de 1969 pela Professora da USP, Doutora Amália Corrêa de Carvalho, então Presidente da ABEn-Nacional. A solenidade foi presidida pelo Reitor Roberto Mundel Lacerda, com a participação do Professor Ayrton Roberto de Oliveira – Diretor da Faculdade de Medicina, do Professor Antônio Moniz de Aragão – representante da Congregação daquela Faculdade, do Prof. Henrique M. Prisco Paraiso – Presidente da Associação Catarinense de Medicina e por mim, na condição de Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem.

As atividades de extensão estão presentes nos trabalhos dos docentes do Departamento de Enfermagem deste o início do curso, na década de 1970 foram desenvolvidas atividades externas ao ambiente acadêmico, por demanda da comunidade e em outras oportunidades, por iniciativa dos próprios docentes, mediante diversas características (Borenstein, Althoff, Souza, 1999).

A extensão universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. Trata-se da comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação. Engloba experiências de popularização da ciência, e realiza atividades que favorecem a construção de caminhos que podem contribuir no enfrentamento de problemas e questões sociais (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 2007).