Revista Científica Texto & Contexto Enfermagem Anuncia o Lançamento do Blog Oficial

18/12/2023 10:02

Plataforma busca romper fronteiras na Divulgação do Conhecimento Científico

A revista científica Texto & Contexto Enfermagem anunciou nesta quarta-feira, 29, o lançamento do seu blog oficial. A plataforma marca um avanço significativo na missão da revista de divulgação do conhecimento científico de alta qualidade, inovação e pesquisa na área da enfermagem e saúde e pode ser acessado no seguinte linkhttps://www.revista-texto-contexto-enfermagem.com/

O blog da Texto & Contexto foi concebido como uma extensão dinâmica de sua plataforma de publicação científica, destinado a criar um espaço interativo e envolvente para pesquisadores, acadêmicos e leitores. Com um compromisso incessante com a excelência e a relevância, o blog oferece textos sobre os artigos publicados na Texto & Contexto Enfermagem em uma linguagem mais acessível.

Para a Profa. Dra. Elisiane Lorenzini, editora da revista e do blog, ele “assume um papel relevante por se constituir em uma estratégia de tradução do conhecimento científico para a comunidade em geral”. Ela também destaca que isso aumenta a visibilidade da própria produção científica da revista dentro da comunidade acadêmica.

Desenvolvimento do blog

Em 2022, a Revista do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC), Texto & Contexto Enfermagem, foi contemplada no Programa de Apoio e Incentivo à Consolidação de Periódicos Científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A partir dele, foi possível desenvolver o blog.

A professora destaca que a equipe conta com pessoas altamente especializadas, na equipe do blog e da própria revista. Também ressalta o apoio da Coordenação do Programa de Pós Graduação, Profa. Dra. Mara Ambrosina de Oliveira Vargas e Prof. José Luís Guedes dos Santos.

A equipe contou com Catiele Raquel Schmidt, doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC) e trainee da revista Texto & Contexto Enfermagem como coordenadora do blog. A identidade visual e os designs do blog foram produzidos por Luana Borges, acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC.

Os textos iniciais do primeiro volume do blog foram desenvolvidos por Naiara Ashaia, jornalista e pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo (Celacc/USP). Por fim, as revisões dos textos foram feitas por Catiele Schmidt, Michelle Malkiewiez, mestranda em Enfermagem pelo PEN/UFSC e pela professora Dra. Elisiane.

Durante o processo, a equipe se reuniu semanalmente e construiu o blog e os conteúdos de forma colaborativa. Para Catiele Schmidt, o blog foi desenvolvido com a intenção de disseminar a ciência publicada pela revista Texto & Contexto Enfermagem, uma das principais na área da enfermagem.

“Queremos disseminar o conhecimento produzido na revista Texto & Contexto enfermagem para a população em geral”, ressalta. A doutoranda também destaca que os textos curtos e com linguagem simples pretendem atingir outros públicos que, normalmente, não lêem uma revista científica. “Agora vamos dar continuidade ao projeto e estamos, ainda, abertos a novas ideias”, completa. Schmidt trabalhou em seu mestrado com uma ferramenta de “tradução do conhecimento”, por isso vem buscando estar integrada a projetos com esse objetivo.

A Prof. Dra. Elisiane Lorenzini espera que o blog seja recebido na comunidade acadêmica como um exemplo de inovação. A ideia é que ele seja atrativo para os autores. “Para o futuro, eu espero que o blog se consolide na área, assim como a revista, ao longo de seus 31 anos de existência”, completa.

O blog da Texto & Contexto estará disponível gratuitamente para o público em geral, fortalecendo a missão da revista de contribuir para a expansão do acesso ao conhecimento científico.  A equipe da revista Texto & Contexto espera que este novo blog se torne uma plataforma de referência para a disseminação de conhecimento científico e um espaço de diálogo entre pesquisadores, acadêmicos e entusiastas da ciência.