06/06/2023 10:22

Helena Moraes Cortes, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é convidada a compor o Grupo de Trabalho (GT) que será responsável pelo aprimoramento dos fluxos assistenciais e melhoria do processo decisório, os quais embasarão as ações de aperfeiçoamento da Política de Saúde e dos serviços oferecidos à população trans.

Trajetória acadêmica e profissional
Helena Moraes Cortes é enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas (2009), com aperfeiçoamento em Formação de pessoal em Reabilitação Psicossocial pela Università degli Studi di Torino – Itália (2010), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2016). Abrasquiana. Atualmente é professora doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial/ Mestrado Profissional (MPSM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Saúde Mental Coletiva com ênfase em atenção psicossocial, atuando principalmente na seguinte linha: Enfermagem, atenção psicossocial, práticas de cuidado em saúde mental e saúde mental de populações vulnerabilizadas.

O Departamento de Enfermagem da UFSC sente orgulho pela professora integrar o referido GT, fortalecendo o SUS e, particularmente, qualificando o cuidado para a população trans no país.