Primeira atividade simulada conjunta de crise em sala operatória realizada durante o Congresso Nacional de Cirurgiões em Florianópolis – SC.

03/08/2023 09:12

No dia 29 de julho, durante o Congresso Nacional, realizado em Florianópolis-SC, foi feita a primeira atividade simulada conjunta de crise em sala operatória pela equipe interprofissional (anestesistas, enfermeiros e cirurgiões). Estes se reuniram em uma sala cirúrgica completa, onde dois cenários simulados de complexidade crescentes foram desenvolvidos.

O primeiro cenário envolveu a cirurgia de urgência de uma apendictomia, tendo como objetivo principal a discussão da comunicação efetiva. O segundo cenário, mais complexo, envolveu uma cirurgia de emergência de um politrauma “esplenectomia”. Pela gravidade do caso e, considerando os eventos adversos ocorridos, este paciente evolui para morte. O objetivo principal desta cena foi discutir eventos adversos e comunicação em situação crítica.

A plateia recebeu links de livros sobre simulação clínica e comunicação efetiva, bem como teve acesso aos checklists informatizados de habilidades técnicas e não técnicas para avaliação dos cenários, e participação no debriefing coletivo em tempo real.

Ainda, foi feita uma breve explanação dos objetivos da simulação clínica e quais habilidades são possíveis de serem desenvolvidas com a utilização desta atividade simulada.

A plateia estava composta por 220 participantes da equipe multiprofissional. Para que fosse possível desenvolver esta atividade, uma sala cirúrgica foi montada no palco para aproximar-se da realidade de um ambiente cirúrgico.

Essa atividade contou com a discussão de diferentes profissionais da equipe multiprofissional de todo o país, incluindo professores. Ainda, a plateia participou por meio de questionamentos e discussões sobre as temáticas abordadas nos casos apresentados.

Todos os materiais e equipamentos foram fornecidos pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago e CEPON.

A organização desta atividade foi conduzida pela professora Dra. Neide da Silva Knihs do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Associação Brasileira de Enfermeiros em Centro Cirúrgico; Anestesiologista Dr.Antônio Carlos Aguiar Brandão do  do HCSL de Poudo Alegre- MG e Hospital Municipal de São José dos Campos (SP) e membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e pelo cirurgião e professor Dr. Gerson Alves Pereira Junior da Universidade Federal de São Paulo e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Ainda houve o apoio da professora Dra. Ana Graziela Alvarez do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da Associação Brasileira de Enfermeiros em Centro Cirúrgico. Veja as entrevistas realizadas com os Organizadores:

Profª DrªNeide da Silva Knihs: https://www.instagram.com/reel/CvSudoKvEdn/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Profº Dr. Gerson Alves Pereira Junior: https://www.instagram.com/reel/CvSqR_2r8cB/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Dr. Antônio Carlos Aguiar Brandão: https://www.instagram.com/reel/CvSv0wOuXXy/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

A atividade teve participação de enfermeiros, residentes de anestesiologia e residentes de cirurgia, sendo formada pelos seguintes profissionais:
Enfermeiros:
–  Poliana Paz Barcelos;NFR/CCS/UFSC;
–  Letícia Marie Sakai; Coordenadora de enfermagem do Hospital Jaraguá;
–  Jaçany Aparecida Borges Prudente; CC do HU UFSC;
–  Elisa Borges Kuze; HU CC UFSC.

Anestesiologia:
– Emanuel Cardoso Mafra; CET SIANEST, Florianópolis;
– Pedro Gabriel Dotto; CET DO SAJ/ JOINVILLE

Cirurgiões:
Preceptor
-Diogo Campos Tamiozo; Cirurgião digestivo HU UFSC;

Residentes:
– Daniel Delatorre Kamijo; Cirurgia do Aparelho Digestivo – HU/UFSC;
– Christian Pereira Gregory; cirurgia geral no HU UFSC;
– Marina Monteguti Savi; HU UFSC; cirurgia do aparelho digestivo;
– Guilherme Paes Ramos; HU UFSC; cirurgia geral.