Docentes da UFSC Marcam Presença e Compartilham Experiências no 3.º Fórum Internacional do Autocuidado

04/12/2023 13:50

No cenário inspirador construído pela  Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Portugal, nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, as docentes do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Felipa Rafaela Amadigi e Dra. Daniela Barra, em percurso pós-doutoral participaram do 3.º Fórum Internacional do Autocuidado trazendo relatos de experiências brasileiras.

Em sua terceira edição, o evento explorou uma gama abrangente de tópicos relacionados ao autocuidado, abordando estratégias para a promoção da saúde física, emocional e mental. Os temas envolveram áreas cruciais como alimentação, sono, atividade física, gestão do estresse e equilíbrio pessoal. Além disso, destacou ferramentas e recursos que facilitam a adoção de práticas de autocuidado e autogestão da doença crônica, com especial atenção aos novos desafios associados à Inteligência Artificial. Outros pontos discutidos incluíram a prestação de cuidados informais, a necessidade de novas políticas públicas e casos de sucesso e desafios enfrentados na implementação de programas de saúde baseados no autocuidado.

Contribuições da UFSC:

As docentes da UFSC compartilharam suas experiências por meio de trabalhos desenvolvidos na instituição.

Gamificação para Abordar a Vacinação na Escola:

• A Dra. Felipa Amadigi apresentou o trabalho que abordou a gamificação como estratégia para educar sobre a vacinação, considerando a perspectiva do sistema de saúde brasileiro. A proposta inovadora destaca a importância da educação lúdica para promover a conscientização sobre a vacinação na comunidade escolar.

Desenvolvimento de Aplicativo Celular para Combate à Dengue:

• A Dra. Felipa Amadigi também compartilhou sua expertise no desenvolvimento de um aplicativo celular como ferramenta educacional no combate à Dengue. A iniciativa destaca o papel da tecnologia na promoção da saúde e na disseminação de informações cruciais sobre o controle da doença.

Infográfico Animado para Promoção de Saúde Bucal:

• A Dra. Daniela Barra apresentou um trabalho inovador sobre o desenvolvimento de um infográfico animado para a promoção da saúde bucal em escolares do Ensino Fundamental. A abordagem criativa destaca a importância da educação visual na conscientização sobre práticas de higiene bucal desde a infância.

A participação ativa das docentes da UFSC não apenas enriqueceu as discussões do fórum, mas também reforçou o compromisso da universidade com a inovação e a excelência na área de enfermagem e saúde.