SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM UFSC

16/05/2022 12:34

ABERTURA SEMANA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM UFSC

A abertura da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (83ª SBEn) ocorreu na quinta-feira 12/05/2022 –  Dia Internacional do Enfermeiro, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde. O tema proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem foi – O que aprendemos na Enfermagem diante do contexto pandêmico e enfrentamentos para o futuro, na perspectiva da assistência, ensino, pesquisa e extensão. Uma mesa redonda composta pelas Professora Dra. Diovane Ghignatti da Costa – Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFSC, Professora Dra. Mara Ambrosina de Oliveira Vargas – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem,  Profa. Dra. Lúcia Nazareth Amante – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Profa. Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider – Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Enfermagem,  Profa. Dra. Valéria de Cassia Sparapani – Coordenadora de Extensão do Departamento de Enfermagem, Enfermeira Mestre Isabel Berns Kuiava – Chefe da Divisão de Enfermagem do HU/UFSC/EBSERH, Estudante de Enfermagem Edina Roberta Meira – Presidente do Centro Acadêmico Livre de Enfermagem discorreu sobre o tema estimulando a reflexão sobre nossa vivência, experiências obtidas e o que esperamos para um período pós-pandêmico com vista a valorização da profissão e avanços científicos, sociais e políticos. O evento ocorreu às 14 horas e contou com a participação de docentes e discentes.

CELEBRAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO DA PRIMEIRA TURMA DE GRADUAÇÃO

EM ENFERMAGEM DA UFSC

O Cinquentenário da primeira turma de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina foi celebrado na última sexta-feira (13/05/2022) no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos do campus Trindade. Durante a celebração, ocorreu o reencontro das primeiras formandas e professores fundadores do curso com o atual corpo docente e discente, sendo realizada uma solenidade pela manhã, com um momento reservado para a realização da histórica Cerimônia da Lâmpada. Durante o encontro, os convidados e demais presentes foram contemplados com momentos de comoção e também recordações acerca da história do curso de Enfermagem.