5 km pelo Diabetes com o GEEDI

07/12/2022 19:25

No dia 04 de Dezembro aconteceu na Beira Mar Norte a ação “5km pelo Diabetes com o GEEDI”. O Grupo de Estudos e Educação em Diabetes Infantil, projeto de extensão do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC junto com a Liga de Acadêmica de Estomaterapia (LAPEFE) e Grupo de Enfermagem em Diabetes HU/UFSC organizou a ação em prol das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. A corrida/caminhada fez parte do conjunto de atividades que aconteceram em todo o mundo para comemorar o Novembro Azul, este ano com o tema “Educação em prol do amanhã” com objetivo de maior conscientização sobre o diabetes mellitus e a importância do adequado tratamento para a obtenção de bons resultados e melhor qualidade de vida, em especial, da realização de exercício físico. http://worlddiabetesday.org/about/

Reunimos profissionais de saúde, estudantes da UFSC, pessoas da comunidade e crianças com DM1 e seus responsáveis  que com alegria e disposição percorreram o caminho. Panfletos com orientações sobre os principais tipos de diabetes e orientações para cuidados com os pés foram entregues para as pessoas que estavam caminhando/correndo na Beira Mar com objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico e principais sintomas e cuidados da doença que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Ao término da corrida/caminhada todos os participantes receberam medalhas e foram sorteados prêmios dos apoiadores do evento, em sua maioria, incentivando a prática de atividade física. Agradecemos a academia Racer, AdrenaIlha aventuras, Beyond Fitness Club, Kina Box CF, Projeto Surf com Alma, Essentia Pharma, Secretaria de Saúde de Florianóplis, Imprensa UFSC E Sociedade Brasileira de Diabetes pelo apoio e prêmios ofertados. Agradecemos o fotógrato Germano Rorato (@germanororato) e a estudante de jornalismo da UFSC Luiza Bortoluzzi Casali pelos registros do evento realizados com um olhar muito especial. Agradecemos ao Rogério (risco_perfeito) pela confecção das camisetas. Gratidão pela participação de todos, que de alguma forma ajudaram para que o evento se realizasse. Que venha 2024.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO EVENTO INTERNACIONAL: Word Diabetes Day (WDD) foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde em resposta a crescente preocupação sobre a ameaça à saúde representada pelo diabetes. É comemorado todos os anos, no dia 14 de novembro em homenagem ao aniversário de Frederick Banting, co-descobridor da insulina juntamente com Charles Best em 1922. O WDD é a maior campanha de conscientização do diabetes alcançando audiência de mais de 1 bilhão de pessoas em mais de 160 países. A campanha chama atenção para questões de grande importância para o mundo do diabetes e coloca o diabetes em foco político e público.