Laboratórios

O Centro de Pesquisa em Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde – CEPETEC inaugurado em 20 de novembro de 2015, congrega um complexo de três unidades e suas respectivas subunidades: Laboratório de Práticas Cuidativas Simuladas (LPS); Laboratório de Telessaúde e Teleducação (LTT); e Laboratório de Produção Tecnológica (LPT).

O Laboratório de Prática Simulada (LPS) do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se caracteriza por apresentar estrutura tecnológica que propicia aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação a vivência de situações que simulam questões da realidade profissional. Os espaços destinados ao LPS compreende o Laboratório de Práticas Simuladas – Cuidados Ambulatoriais; o Laboratório de Práticas Simuladas – Habilidades – Labenf; Laboratório de Práticas Simuladas – Cuidados Hospitalares Alta Fidelidade. Dentro da infraestrutura do LPS encontram-se as salas de apoio para reunião e debriefing e Armários para guarda dos materiais dos alunos, durante as aulas práticas nos laboratórios.

O Laboratório de Prática Simulada (LPS) tem por objetivos:

I – Propiciar ao aluno o aprendizado na área da saúde, fortalecendo a formação, mediante manejo de situações clínicas e cirúrgicas de baixa, média e alta complexidade;

II – Desenvolver visão crítica e construtiva da atividade de campos de prática, a partir de múltiplas vivências relacionadas à sua área de formação acadêmica.

III – Promover a experiência de aprendizagem segura que estimule a compreensão de todos os aspectos do cuidado em saúde.

IV – Capacitar os estudantes em habilidades técnicas específicas e importantes no processo de atenção à saúde da população.

O Laboratório de Práticas Simuladas – Habilidades – Labenf concentra a realização de procedimentos de enfermagem, distribuído em três salas que se conectam permitindo a utilização deste espaço para vários cenários de práticas de habilidades e de simulação. No Labenf há um posto de enfermagem, idealizado conforme modelo de uma unidade hospitalar, duas salas de desenvolvimento habilidades; ainda existem três pias e cinco torneiras para lavagem das mãos; armários para guarda manequins média e baixa fidelidade e materiais utilizados nas aulas práticas.

O Laboratório de Práticas Simuladas – Cuidados Ambulatoriais – compreende uma área física dividida em dois consultórios, uma sala de espera e um camarim, utilizado para atores durante a simulação cênica.

Laboratório de Práticas Simuladas – Cuidados Hospitalares Alta Fidelidade  é aparelhado com os manequins de alta fidelidade – Sim MOm, Sim Baby, SimMam, MegaCode Kely Advanced, MegaCode Kid Advanced, Resusci Anne Simulator e o Student Auscultation System – SAM, distribuídos em três ambientes com isolamento acústico e visor, monitores, câmera de filmagem em conexão com o Sim View. Estes três ambientes são conectados por uma sala operacional composta por computadores que controlam a atividade dos manequins durante a simulação programada. Estes ambientes são flexíveis e podem ser utilizados em diferentes cenários de práticas simuladas.

No mesmo andar do ambiente de Laboratório de Práticas Simuladas – Cuidados Hospitalares Alta Fidelidade encontra-se o ambiente para cuidados domiciliares (constituído por quarto, cozinha, sala e banheiro, completamente mobiliado), com o objetivo de realizar simulação que contemplem a visita e o cuidado domiciliar na atenção à saúde da população (abrangendo o idoso, a criança, o deficiente), considerando o processo de prevenção, cuidados à pessoa com comprometimento de saúde e reabilitação.

Os Laboratórios de Práticas Simuladas funcionam no seguinte horário: 7:30 às 18:00 hs.

Equipe: Profa. Dra. Ana Izabel Jatobá de Souza (Coord. LPS – alta fidelidade) – jatoba.izabel@ufsc.br

Profa. Dra. Vera Radünz (Coord. LABENF – Laboratório de Habilidades) – vera.radunz@ufsc.br

Enfas: Cassia Mitsuko Saito, Pollyana Thays Lameira da Costa

Técnica de Enfermagem: Neide Maria Pereira

Contato Laboratórioslps.enf.ufsc@gmail.com

Para conhecer mais acerca do Guia Metodológico para Simulação em Enfermagem CEPETEC consulte o link: http://nfr.ufsc.br/files/2015/11/GUIA-METODOLÓGICO-PARA-SIMULAÇÃO-EM-ENFERMAGEM-CEPETEC.pdf.

GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS LABORATÓRIOS

Os Laboratórios de Práticas Simuladas do Departamento de Enfermagem segue as normas técnicas orientadas pelo Setor de Gestão e Gerenciamento de Resíduos da Universidade Federal de Santa Catarina. As normas para descarte dos resíduos encontram-se afixadas nas dependências dos laboratórios a fim de que todas possam segui-las e contribuir para a conservação do Meio Ambiente.

As orientações para o Gerenciamento dos Resíduos dos laboratórios também podem ser encontradas em um Manual impresso nas dependências do Laboratório.

Confiram as orientações sobre o gerenciamento de resíduos na UFSC no link: http://gestaoderesiduos.ufsc.br/